Financiamento e incentivos


Os instrumentos de apoio na forma de incentivos fiscais, subvenção, crédito, capital de risco e bolsas para pesquisadores, são elementos fundamentais para a eficácia das políticas públicas que visam melhorar o desempenho dos países em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P, D & I). No Brasil, a estratégia não é diferente, de modo que, nos últimos anos, houve um enorme esforço para consolidar os mecanismos de apoio à inovação no âmbito do marco legal e nos desembolsos das agências de fomento.

Nesse contexto, surgiu o site Inovação Industrial da FIESP com o objetivo de facilitar o acesso das empresas às diferentes modalidades de apoio para as atividades de P, D & I. Por meio dele, as informações estão consolidá-las em um único espaço segregadas por porte, setor e tipo de apoio, sendo este último composto por recursos reembolsáveis, não reembolsáveis, incentivos fiscais, bolsas para pesquisadores, capital de risco, instrumentos de apoio tecnológico e gerencial, e financiamento integrado.

Após a seleção dos filtros, aparece como resultado uma lista de instrumentos de apoio compatíveis com as opções selecionadas. Ao clicar no respectivo instrumento, aparecem mais detalhes, e também os links que remetem à fonte primária (instituição coordenadora).

É importante esclarecer que outros instrumentos de apoio às empresas que não se relacionam diretamente às atividades de P, D & I não foram contemplados, mas, em breve, começarão a fazer parte do site.

Selecione os critérios:

Portes:






Setores:























Modalidade de Recursos:








Linhas de Financiamento